Três sintomas pouco comuns de colesterol perigosamente elevado

  • 10/09/2019
  • 0 Comentário(s)

Três sintomas pouco comuns de colesterol perigosamente elevado

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue. Mas, há exceções.

Todavia, o excesso de colesterol no sangue pode provocar um depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como:

- Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;

- Inchaço do abdômen sem razão aparente;

- Aumento da sensibilidade na região da barriga.

O xantelasma forma-se nos tendões e na pele e é caracterizado pelo aparecimento de caroços de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Estes surgem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos.

Leia Também: Bomba relógio. Entenda o impacto do colesterol em excesso no cérebro

O inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são causados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicéridos no sangue atingem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.

Como os níveis de colesterol têm que estar extremamente elevados para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está a sofrer de colesterol alto, o que facilita a sua progressão e o tratamento tardio. Convém salientar, que quando não é identificado atempadamente, o colesterol pode originar problemas cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Como posso confirmar se estou a sofrer de colesterol alto?

A única maneira fiável de confirmar se o colesterol está alto ou não, é através de um exame de sangue para avaliar as quantidades de colesterol total, mau, bom e triglicéridos.

Trata-se de um exame relativamente simples, mas deve ser feito de manhã e em jejum para garantir que os resultados estão corretos.

Leia Também: Os cinco maiores vilões da alimentação que elevam o colesterol

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!


Top 5

top1
1. Anderson Freire

Raridade

top2
2. Bruna Karla

Advogado Fiel

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

PARCEIROS